Principais dúvidas sobre o dólar - Cotação, Mercado negro, Mudança de valores

Há os rumores sobre uma possível desvalorização e, enquanto se aproximam as eleições de outubro, a gente começou a abarrotarse em casas de câmbio em busca do refúgio que, desde há muito, apenas o dólar oferece contra os altos e baixos da economia. Para entender melhor a cotação e como funciona várias situações dessa dólar que controla o mundo então confira este post.

Aqui tudo o que há para saber sobre a moeda norte-americana. Tire aqui as principais dúvidas. Antes de tudo você pode consultar o valor do dólar hoje aqui.



Porque é que quando pergunto a cotação do dólar dizem-me dois valores?


O dólar negociado desdoblado em dois: um preço de compra e outra de venda. O de compra é sempre menor do que o de venda. Se você quer saber o que você tem que olhar em função da operação que tenha que fazer, tenha em conta a regra seguinte: "Quando se trata de negociação de dólares, o cliente perde sempre". Isto quer dizer que, se você quiser comprar tem que levar em conta o preço mais elevado dos dois que se informem e se você quiser vender o mais baixo. Nesse diferencial entre um e outro está o ganho da casa de câmbio.

Porque é que quando leio no jornal ou ouvir pela TELEVISÃO, o preço do dólar oficial, o mesmo é sempre menor que o que vejo em casas de câmbio ou no meu banco?


O dólar oficial ou atacadista é de um dólar utilizado por bancos estatais para realizar operações bancárias entre si e fechar câmbio em relação à moeda corrente que entra para os exportadores. É usado como referência, mas é muito difícil que o investidor comum acede a comprar moeda a esse preço.

O que é o dólar blue ou paralelo ou negro?


Se conhece com essas três denominações do dólar que operam agências de câmbio não autorizadas, também conhecidas como "cavernas". Estas operações não estão regulamentadas e, portanto, podem ser usadas para comprar moeda americana sem declarar a procedência dos pesos utilizados na operação.

Estas "cavernas" costumam ser agências de turismo, embora não necessariamente seja assim. Geralmente é acessado por algum contato ou recomendação.

Porque é que a cotação do dólar blue ou paralelo ou negro é tanto mais alta do que o que se compra nas casas de câmbio habilitadas?


A cotação do dólar blue ou paralelo ou negro é mais alta justamente porque carece de controles e, portanto, é mais demandada. O diferencial entre o dólar blue e o oficial dá conta, de alguma forma, do tamanho do mercado informal da moeda norte-americana. Não existe uma única cotação para o dólar blue e pode haver muita diferença de preço entre uma "caverna" e outra.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário