Porque Fintech (empresas financeiras de tecnologia) cresceram tanto no Brasil?

Fintech são empresas financeiras de tecnologia, a grande conhecida atualmente é a Nubank, que oferece um cartão de crédito sem cobrar quaisquer taxas ou anuidade.Fintech (do inglês: finance and technology) é o termo utilizado para as inovações e o uso de novas tecnologias por empresas do setor financeiro para a entrega de serviços financeiros.
Para um país que tem lutado com a turbulência política e econômica nos últimos 4 anos, o Brasil encontrou alguma esperança com a Fintech. O Brasil tem o maior número de startups da Fintech na América Latina, seguido de perto pelo México. Os investimentos da Fintech na LATAM aumentaram 31% em 2016 e foi o setor mais popular dentro dos investimentos em tecnologia. Com os principais VCs do Silicon Valley fazendo seus primeiros investimentos na LATAM, empresas como Nubank e Neon fizeram grandes progressos nos últimos dois anos.

O Brasil é a maior economia latino-americana com um PIB de US $ 1,8 trilhão. O país sofreu recessão e turbulência política desde 2014. A taxa de juros do banco central foi em um ponto 14,25% e, com a recuperação econômica, baixou para 11,25%. Enquanto a economia é apenas uma recuperação da recessão, a Fintech já está prosperando no Brasil. Existem cerca de 230 startups no Brasil, atravessando vários clusters da Fintech.
Por que o Fintech Brazil é especial? Bem, Nubank e Neon conseguiram abordar uma verdadeira lacuna no mercado de forma muito milenar, no entanto, não é apenas o caso de uso ou a execução que os separa. É o contexto em que operam.
Em um relatório recente da Goldman Sachs, o sistema bancário do Brasil foi descrito como susceptível a Fintech principalmente por causa de uma "Estrutura de Mercado Oligopolista". Os cinco principais bancos do Brasil detinham cerca de 84% dos empréstimos e 90% das agências. Nos EUA, esses números são em torno dos 20% e na Índia cerca de 30%. O crescimento da Fintech pode significar que esses bancos que atualmente cobram taxas e interesses elevados de seus clientes, precisarão tornar sua oferta mais competitiva. O mercado concentrado é uma grande oportunidade para Fintechs ir atrás.
O outro fator que torna essas startups especiais é apenas isso, eles prosperaram através de uma recessão. Embora o investimento do VC / PE na LATAM tenha caído no geral, a Fintech tem sido o farol da esperança em meio à desgraça e à escuridão, com investimentos no setor mostrando um aumento consistente nos últimos dois anos.

Ou seja, o mercado concentrado nas mãos de instituições financeiras, como os bancos, faz com que o serviço seja de baixa qualidade, com altas taxas e poucos concorrentes. O que torna atrativo empresas estrangeiras e startups a se instalarem aqui.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário