Como estimular os filhos a desenhar e colorir

Desenhar, pintar e colorir desenhos são atividades adoradas pelas crianças e que precisam ser estimuladas pelos pais, afinal, os benefícios dessa prática são vastos pois ajuda a desenvolver diversas habilidades importantes principalmente entre 3 a 5 anos de idade.

No entanto, é preciso incentivar da forma certa sem forçar a criança a nada ou fazer correções severas sobre as cores, formas, entre outros. A atividade de desenhar é algo que pode ser feito em conjunto com a criança para estimulá-la  ou então a deixar livre para criar sozinha. Fundos musicais no ambiente são bons para aguçar ainda mais a criatividade durante este processo.

Durante os 4 anos a busca das crianças por colorir é ainda maior porque estão desenvolvimento personalidade e precisam expressar o mundo que observam. Não se preocupe caso os traços sejam ainda muito precários, isso é normal, o importante é que ela pratique espontaneamente.


Como incentivar os filhos a colorir

Ofereça diferentes materiais e estimulantes
A curiosidade por texturas e efeitos é muito grande, ofereça lapis de cores, tintas, pinceis, canetinhas e tudo o mais que possa tornar a atividade de pintar ainda mais divertida

Tenha um acervo
Tenha sempre à mão desenhos para colorir com diferentes tipos de personagens, formas, imagens para estimular a criança a escolher o que quer pensar sobre. Você encontra Desenhos para Imprimir na internet.

Estimule-a culturalmente
Frequente com a criança exposições, museus, cinema entre outras atividades. Isso a fará desenvolver ainda mais o lado expressivo.

Ajude-o a observar os detalhes
Questione-o sobre detalhes, chame atenção para formas ou formas interessantes do dia a dia. Vai o fazer prestar atenção em coisas que não prestaria e isso será transpassado para sues traçados e desenhos.

Desafie-o
Desafie-o a fazer desenhos diferentes, algum animal, forma, pessoa, situação entre outras. No entanto, não estimule-o a se prender em alguns padrões ou estereótipos ou mesmo comparar o seu desenho com o dele. A competitividade nasce do lançamento do desafio e não comparação, isso pode fazer com que a criança crie resistência à atividade.



Saiba mais sobre detalhes dos personagens e conheça qual o correto a oferecer e ainda aprenda mais  sobre cada um. 
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário