Como motivar os funcionários com simples ações no dia a dia

Uma empresa de sucesso é sinônimo de funcionários satisfeitos, isso porque o sucesso empresarial vem do esforço e conquistas diárias dos seus colaboradores, saber motivá-los para chegar a outro nível é um dos deveres do empreendedor de sucesso.

Saiba que um funcionário motivado é capaz de produzir duas vezes mais e ainda motivar outras pessoas no local de trabalho, no entanto é necessário escolher a pessoa correta, ela deve ter um adjetivo imprescindível, automotivação, se ela não tiver isso, nada dos seus esforços vão motiva-la com o passar do tempo.


O líder é a pessoa que deverá reunir informações para mantê-los motivados, reconhecendo seu empenho e engajar cada vez mais os colaboradores, além de aumentar a produção individual.

Veja algumas dicas fáceis e de baixo custo para sua empresa

Essas ações ajudam e motivam o colaborador e também colaboram para o desenvolvimento profissional, favorecendo assertividade e relacionamento entre os funcionários.

#1dica – Feedback

Saiba que falar com o funcionário ajuda a melhorar os resultados, expondo suas ações positivas e negativas, isso irá mostrar o quanto precisa melhorar e potenciais.

Se possível estimule o profissional através de elogios em público, isso irá aumentar a autoestima e mantê-lo motivado, além de melhorar a relação entre líder e colaborador.

#2dica – Faça ser importante

Nada mais motiva um colaborador do que se sentir importante para empresa, o reconhecimento e valor dado pela empresa, fideliza o capital humano.

Então envolva em projetos, peça opinião, peça que prepare uma apresentação, em fim há muitas formas de fazer isso, o importante é definir como ele pode contribuir para a empresa.

#3dica – Ambiente saudável

Quem trabalha fica a maior parte do tempo fora de casa, então um ambiente saudável e confortável estimula e dá o prazer do funcionário levantar todos os dias e ir ao trabalho, além de eliminar conflitos que atrapalham a produção individual.

Lembrando que num ambiente de trabalho há regras, estipule as que atendam às suas necessidades e que não sejam tão rigorosas com os colaboradores.

#4dica – Crie desafios

Desafiar funcionários de forma positiva é uma excelente forma de mantê-los motivados e aumentar a produção, isso porque através de uma conversa bem elaborada e estruturada, apresentando os pontos de interesse do colaborador.

Indicando o caminho correto, poderá entender as oportunidades diárias para alcançar o objetivo, como por exemplo, conseguir subir de cargo, ganhar um bônus, desafiar para alcançar objetivos como esses fazem a diferença.

#5dica – Estabeleça um relacionamento 

O relacionamento entre o líder e colaborador, não somente cria um ambiente confortável como reduz competição negativa e conflitos.

Um bom relacionamento faz com que seus colaboradores confiem em seu trabalho e comprem suas ideias com mais facilidade.

#6dica – Mostre oportunidades

Num ambiente de trabalho nem tudo é sucesso e alegria, há momentos que foge do esperado, o líder no papel de agente motivador, deverá apresentar as oportunidades de melhoria, ou de correções, fazendo entender quem nem tudo está perdido de fato.

Lições como essas podem ajudar seu funcionário a melhorar na qualidade de trabalho e atenção na produção, além de fortalecer ainda mais o vínculo entre líder e colaborador.

#7dicas – Festeje a cada conquista

Na mais motivador que festejar um objetivo alcançado, então faça uma festa com seus colaboradores, isso irá motivá-lo para o próximo projeto, renovará energia e animo, além de aumentar a autoestima e sensação de capacidade em execução.

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário